Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Construindo e reconstruindo valores

Somos,pessoas humanas, seres em construção em formação constante,estávamos em formação no ventre da nossa mãe,fomos formados em nossos lares com valores. Herdamos das famílias que nos criaram muitas heranças, heranças genéticas e culturais.Quando conhecemos a sociedade agregamos novos valores a nossa formação valores esses que por vezes nos deixam em crise porque questionam coisas em nós que tínhamos como verdade. e quando isso acontece ficamos pensando o que devo fazer? Jogar meus antigos valores fora? assumir novos valores? e por vezes essas questões nos perturbam. Sabemos que os valores que conquistamos na vida adulta nos fazem amadurecer nos ensinam a observar na totalidade das coisas os detalhes que significam,nos ensinam a ver o mundo com maturidade. já nossos valores iniciais, aqueles que trouxemos das nossas casas nos ensinaram e nos ensinam a viver no mundo a adquirir novos valores, a se relacionar com os outros a sermos gente capacitada a interagir.Tudo o que aprendemos seja na vida adulta, ou na infância trazem consigo coisas positivas e negativas, então não podemos negligenciar ou jogar fora algo que aprendemos. mas sim selecionar.
Quando selecionamos o que aprendemos adquirimos a capacidade de Reinventar valores. e quando adquirimos essa capacidade podemos se desenvolver como pessoa sem correr o risco de perder o que temos de essencial e que trazemos dentro de nós.
É um desafio pensar e repensar nossos valores constantemente mas somente se fizermos isso poderemos ser pessoas integras dotadas de opinião própria, porque se deixarmos de fazer isso seremos guiados pelos valores da moda, valores que alguém nos convenceu deles por uma boa oratória, valores que muitas vezes até desconhecemos seus significados.
Reflita sobre isso hoje. pense: Que valores eu trouxe de casa? Que valores eu adquiri no meu processo de formação como pessoa? Eles são condizentes com o que realmente eu acredito? O que eles Trazem de Bom para mim? o que eles trazem de ruim? Como posso contribuir para reinventar meus valores individuais?

Faça esse exercício pessoal. Se Comprometa com o seu Crescimento =)

Um comentário: